O Método Billings é um meio natural de regulação da fertilidade que não requer qualquer forma de contagem de ritmo, tomada de temperatura, medicamentos ou dispositivos.
O Método Billings tem grande sucesso em ajudar casais na conquista da gravidez onde sua fertilidade pode estar em dúvida.
Há quatro regras simples do Método Billings que são aplicadas se o casal deseja conquistar ou evitar a gravidez.
Toda mulher tem o direito ao conhecimento e entendimento da sua fertilidade e saúde reprodutiva.
Hormônios
Os sintomas naturais de fertilidade são controlados principalmente pelos hormônios do ovário, conhecidos como estrógeno e progesterona.
O nível de estrógeno aumenta durante vários dias antes da ovulação e depois cai abruptamente, pouco antes do momento da ovulação. O estrógeno estimula as criptas do cérvix para gerar alguns tipos diferentes de muco que são críticos para a transmissão do esperma no processo de concepção. Este muco cervical pode ser observado geralmente como um corrimento. Ele também produz sensações na vulva que a mulher pode notar, uma vez que ela percebe a possibilidade.
O nível de progesterona sobe pouco antes da ovulação, fazendo com que o cérvix se feche por um muco espesso após três dias. Ele continua a subir durante alguns dias e, em seguida, cai progressivamente até a menstruação, quando o nível cai abaixo do necessário para manter o revestimento do útero, ocorrendo em seguida o sangramento.
Registro das observações dos seus sintomas de fertilidade.
symptoms.