Houve vários sistemas computacionais desenvolvidos no passado para desenhar gráficos de sintomas de fertilidade para o Método Billings. Estes sistemas da primeira geração produzem um gráfico baseado nas descrições da mulher de seus sintomas diários de fertilidade e nos selos que ela escolhe.
O ovulationMentor é um sistema de segunda geração que se baseia em um longo período de pesquisas sobre como as mulheres descrevem seus sintomas de fertilidade, e o entendimento do especialista daquilo que é necessário e suficiente para descrever sintomas utilizando o Método Billings.
O ovulationMentor realiza as seguintes tarefas:
ovulationMentor may not be successful in tasks 3 and 4, and hence in task 5.
Se, após um período razoável de tempo, o ovulationMentor determina que não conseguiu ajudar, ele informará a usuária. A usuária tem a opção de solicitar a opinião de um orientador sobre fertilidade através do sistema. O ovulationMentor também pode informar a usuária sobre alguns sintomas inexplicáveis.
O desempenho do ovulationMentor depende da mulher realizar uma inclusão satisfatória de todos os dados que são solicitados.
A usuária pode substituir o ovulationMentor e identificar seu Ápice de fertilidade e seu PBI. Seja como for, o ovulationMentor utiliza todas as informações inseridas para gerar um gráfico completo do Método Billings, enumerando o gráfico com a contagem 1,2,3 da regra dos primeiros dias (regra 3) do Método Billings.
O ovulationMentor grava todas as informações que a usuária introduz em um bando de dados na web mantido no servidor do ovulationMentor.
Se a usuária solicitar ajuda de um orientador sobre fertilidade, podem ser trocadas mensagens. As mensagens são registradas no banco de dados na web e podem ser vistas a qualquer momento.